quarta-feira, 19 de junho de 2013

Meus anos dourados com Hitch, ou Alfred Hitchcock em 12 capítulos e 1 epitáfio *


EPITÁFIO?

Alfred Hitchcock fez mais de 50 filmes ao longo de uma carreira que durou mais de 50 anos, e que somente a morte conseguiu interromper, em 29 de abril de 1980, ocasionada por falência dos rins. Na época, o diretor que havia declarado que a única coisa que sabia fazer era filmes, estava às voltas com sua próxima produção, The short night.

Um dos casos mais famosos de injustiças da premiação do Oscar, Hitchcock recebeu da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas o Prêmio Irving G. Thalberg pelo conjunto da obra, um Oscar honorário, na cerimônia de entrega do ano de 1967. "Esse é o tipo de recompensa que se dá aos mortos. Será que estou acabado?”, ironizou Hitchcock após o evento.

Mas ele não estava acabado, Hitchcock ainda realizaria TOPÁZIO (TOPAZ, 1969), FRENESI (FRENZY, 1972) e TRAMA MACABRA (FAMILY PLOT, 1976). E outras homenagens ainda viriam: em 1974, a New York Films Society lhe dedicaria sua festa anual, e em 1979 ele receberia do American Film Institute o Life Achievement Award. Sobre este último, foi François Truffaut quem tomou a palavra: "Título a um só tempo glorioso e fúnebre”.

O derradeiro reconhecimento para a importância de Hitchcock chegou em 3 de janeiro de 1980, apenas alguns meses antes de sua morte. O americano naturalizado é nomeado Cavaleiro da Rainha da Inglaterra, e o mestre do suspense torna-se Sir Alfred Hitchcock.

E muitos anos após sua morte, em agosto de 2005, sua terra natal lhe rende outra homenagem, ainda que póstuma: Londres inaugura sua calçada da fama no centro da capital e uma de suas estrelas é Sir Hitchcock. Justo ele, que havia discorrido a respeito da importância de se pisar sobre as estrelas da calçada pioneira, nos EUA. Uma ironia, após a morte do mestre. Bem apropriado.

Apropriado para a injustiçada ovelhinha imaculada que se tornou mestre do suspense, e que expressou o desejo de ver a seguinte inscrição em sua lápide: "Veja o que pode acontecer se você não for um bom menino".



* Trabalho de minha autoria produzido em tempos acadêmicos



TOPÁZIO (TOPAZ, 1969)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Frederick Stafford, Philippe Noiret etc.


FRENESI (FRENZY, 1972)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Jon Finch, Alec McCowen etc.


TRAMA MACABRA (FAMILY PLOT, 1976)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Karen Black, Bruce Dern etc.