quarta-feira, 20 de março de 2013

Meus anos dourados com Hitch, ou Alfred Hitchcock em 12 capítulos e 1 epitáfio *


PARTE 1: A INJUSTIÇADA OVELHINHA IMACULADA


Londres, início do século XX. Um menino de cinco anos de idade entra em uma delegacia segurando uma carta, que entrega ao delegado. Este a lê e tranca a criança em uma cela, dizendo: "Isso é o que se faz com os garotinhos levados". O "garotinho levado" havia sido mandado à delegacia pelo próprio pai. E nunca soube o porquê, não conseguia imaginar por que seu pai, que o chamava de "minha ovelhinha imaculada" havia lhe dado aquele castigo tão severo. Felizmente a "ovelhinha" não ficou mais que dez minutos atrás das grades - do contrário o mundo não teria sido apresentado a um dos maiores gênios do cinema: Alfred Hitchcock, o mestre do suspense.

Alfred Joseph Hitchcock nasceu em Londres, em 13 de agosto de 1899. Criado em uma família católica, filho de William e Emma Hitchcock, aos 11 anos foi interno em uma escola jesuíta, o Saint Ignacius College. Hitchcock, que havia sido uma criança reservada, atribui a este período de sua vida o fortalecimento do medo dentro de si, quando temia os castigos corporais impingidos pelos padres.

Mais tarde, estudou engenharia na School of Engineering and Navigation. Ao mesmo tempo em que trabalhava na Companhia Telegráfica Henley, Hitchcock, então com 16 anos e já um grande fã da sétima arte, tinha aulas de desenho no departamento de Belas-Artes da Universidade de Londres. Foi então transferido para a área de publicidade da companhia telegráfica, onde desenhava anúncios. Hitchcock começava a esboçar sua carreira no cinema.

Em 1920, o jovem aficionado por cinema ficou sabendo que uma das firmas pertencentes aos estúdios da norte-americana Paramount, a Famous Player-Lasky, estava abrindo uma filial em Londres, iniciando a construção de estúdios na cidade de Islington, e logo conseguiu trabalho no serviço de montagem, ao se tornar chefe da seção de letreiros.

Quando a Famous Players constatou que filmes rodados em território estrangeiro não agradavam ao público americano, encerrou sua produção e alugou seus estúdios a produtores britânicos. Foi quando Hitchcock conseguiu um posto como assistente de direção. Em 1922, o desenhista de letreiros de filmes mudos dirigia seu primeiro filme, NUMBER 13 que, no entanto, não chegou a terminar. No mesmo ano, ajudou a finalizar ALWAYS TELL YOUR WIFE, depois que seu diretor deixou a produção devido a desentendimentos com a equipe. Em seguida, o ainda assistente de direção Alfred Hitchcock conseguia ver transformado em filme o roteiro que escrevera anos antes, por puro exercício, adaptado da peça teatral homônima, WOMAN TO WOMAN (1923) - filme em que Hitchcock ainda foi o responsável pela cenografia. 

Entre os anos de 1923 e 1925, o já famigerado com a indústria cinematográfica Alfred Hitchcock segue em sua tripla função assistente de direção-roteirista-cenógrafo, nos filmes THE WHITE SHADOW (1923), THE PASSIONATE ADVENTURE (1924), THE BLACKGROUND (1925) e THE PRUDE'S FALL (1925). Até que, ainda em 1925, o promissor diretor de cinema tem a primeira chance de dirigir sozinho um filme, THE PLEASURE GARDEN.

No ano seguinte, com O INQUILINO SINISTRO (THE LODGER: A STORY OF THE LONDON FOG, 1927), filme que também roteirizou, a ovelhinha imaculada que há tantos anos fora injustiçada por seu pai abordava pela primeira vez um tema que seria recorrente por toda sua carreira: o homem errado. A história do cidadão comum que, por uma infelicidade do destino, cai na suspeita de todos, e comerá o pão que o diabo amassou até provar sua inocência.

Assim, Hitchcock também dava o primeiro passo no gênero em que se tornaria mestre definitivo (e justamente): o suspense.


* Trabalho de minha autoria produzido em tempos acadêmicos


NUMBER 13 (1922)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Clare Greet e Ernest Thesiger

ALWAYS TELL YOUR WIFE (1923)
Direção: Hugh Croise
Com: Seymour Hicks, Stanley Logan etc.

WOMAN TO WOMAN (1923)
Direção: Graham Cutts
Com: Betty Compson, Clive Brook etc.

THE WHITE SHADOW (1923)
Direção: Graham Cutts
Com: Betty Compson, Clive Brook etc.

THE PASSIONATE ADVENTURE (1924)
Direção: Graham Cutts
Com: Alice Joyce, Clive Brook etc.

THE BLACKGROUND (1925)
Direção: Graham Cutts
Com: Jane Novak, Walter Rilla etc.

THE PRUDE’S FALL (1924)
Direção: Graham Cutts
Com: Jane Novak, Julanne Johnston etc.

THE PLEASURE GARDEN (1925)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Virginia Valli, Carmelita Geraghty etc.

O INQUILINO SINISTRO (THE LODGER: A STORY OF THE LONDON FOG, 1927)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Ivor Novello, Marie Ault etc.

E sempre se pode consultar o bom e velho IMDB, para a completa ficha técnica de Alfred.