sábado, 4 de maio de 2013

Reality fiction



REALITY – A GRANDE ILUSÃO (REALITY, 2012), filme que estreou ontem nos cinemas, conta a história de um homem que se torna obcecado em participar do Big Brother italiano. 

Mas a grande atração do filme é vê-lo e pensar na história real de Aniello Arena, que interpreta o protagonista que tem como objetivo de vida tornar-se uma celebridade instantânea trancafiando-se numa casa. 

Fora das telas (do cinema), o gângster napolitano Arena cumpre prisão perpétua na Itália, por assassinato. Preso há quase 20 anos, faz aproximadamente doze que ele começou a fazer teatro em uma companhia criada no presídio. Quando Matteo Garrone, o diretor de REALITY, o viu em uma encenação, convidou-o para atuar em seu próximo filme, GOMORRA (idem, 2008), mas não conseguiu autorização judicial. 

A permissão veio para REALITY - afinal o ator mafioso já vem sendo liberado há alguns anos para atuar fora da prisão. Durante as filmagens, ele atuava durante o dia e voltava para a prisão à noite. E não era para a confortável casa do Grande Fratello. 

E Aniello Arena não faz feio diante das câmeras – chegou inclusive a ganhar um prêmio do júri de melhor ator no festival de cinema americano River Run. Só não pôde recebê-lo pessoalmente.


A seguir, 5 filmes sobre reality shows, alguns com temas bem esdrúxulos:


1. O SHOW DE TRUMAN (THE TRUMAN SHOW, 1998) 
Direção: Peter Weir 
Com: Jim Carrey, Laura Linney etc. 

E se você descobrisse que sua vida é um programa de televisão, um megassucesso assistido por milhões de pessoas? Esta foi a descoberta de Truman Burbank: sua mulher, amigos e todos aqueles que conhece são atores, e seu mundo cabe dentro de um grande estúdio de televisão. E agora Truman tem a chance de escrever seu próprio roteiro de vida. E Jim Carrey teve com este filme a chance de mostrar ao mundo que não é apenas um careteiro chato (como ele mostraria novamente em CINE MAJESTIC (THE MAJESTIC, 2001), BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND, 2004) e NÚMERO 23 (NUMBER 23, 2007)). 


2. O SOBREVIVENTE (SERIES 7: THE CONTENDERS, 2001) 
Direção: Daniel Minahan 
Com: Brooke Smith, Mark Woodbury etc. 

Escolhidos por sorteio, cada participante compulsório deste reality show recebe na estreia o artigo necessário para vencer o programa: uma arma. Sim, neste filme de humor negro o vencedor é aquele que consegue literalmente eliminar a concorrência e chegar vivo no final. 


3. CINEMA VERITE (idem, 2011) 
Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini 
Com: Diane Lane, Tim Robbins etc. 

Este não é apenas um filme baseado em uma história real. É a história do documentário An American Family, que registrou a privacidade de uma família americana na década de 70, inclusive interferindo nos rumos de suas relações. E que acabou por criar um gênero televisivo que se tornaria uma praga, digo, um grande sucesso na televisão mundial: os reality shows. 


4. REALITY DA MORTE (THE TASK, 2011) 
Direção: Alex Orwell 
Com: Alexandra Staden, Victor McGuire etc. 

The Task é um reality show que reúne seus participantes em uma prisão desativada, onde eles são submetidos a provas bizarras. Mas algo ainda mais terrível acontece naquela locação, e todos correm perigo real. 


5. REALITY – A GRANDE ILUSÃO (REALITY, 2012) 
Direção: Matteo Garrone 
Com: Aniello Arena, Loredana Simioli etc. 





E mais: 


GOMORRA (idem, 2008) 
Direção: Matteo Garrone 
Com: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino etc. 


CINE MAJESTIC (THE MAJESTIC, 2001) 
Direção: Frank Darabont 
Com: Jim Carrey (foto, esquerda), Martin Landau, Laurie Holden etc. 


BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND, 2004) 
Direção: Michel Gondry
Com: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst, Tom Wilkinson etc. 


NÚMERO 23 (NUMBER 23, 2007) 
Direção: Joel Schumacher 
Com: Jim Carrey, Virginia Madsen, Danny Huston etc.