quarta-feira, 17 de abril de 2013

Meus anos dourados com Hitch, ou Alfred Hitchcock em 12 capítulos e 1 epitáfio *


PARTE 5: MOMENTOS PRIVILEGIADOS

Truffaut diz, no prefácio à edição definitiva de sua entrevista com Hitchcock, que "as cenas de suspense formam os momentos privilegiados de um filme, aqueles que a memória guarda”. De acordo com esta teoria, pode-se constatar que a filmografia de Hitchcock está repleta desses momentos, cenas fortes que dificilmente são esquecidas.

O assassinato de Janet Leigh no chuveiro e a perseguição à Cary Grant em pleno deserto por um avião são duas cenas antológicas que certamente são das mais imitadas e até mesmo parodiadas em toda a história do cinema, até os dias de hoje. Truffaut chega a classificar a série de filmes de James Bond como uma "caricatura grosseira e canhestra de toda a obra hitchcockiana, e mais especialmente de INTRIGA INTERNACIONAL (NORTH BY NORTHWEST, 1959).

Não foi à toa que o nome de Hitchcock tornou-se adjetivo. Ele imprimiu um estilo próprio à sua obra, inconfundível, ao longo de sua carreira. Os mais familiarizados com sua filmografia são capazes de identificar em outros filmes trechos que sejam inspirados (entenda-se por inspiração homenagem, imitação ou mesmo paródia) na obra do mestre. E seus fãs sentem-se recompensados quando, ao assistir a um filme seu pela primeira vez (ou rever, como é comum), deparam com uma autêntica cena hitchcockiana.

Já no primeiro filme considerado por Hitchcock como sendo uma produção com sua marca registrada, O INQUILINO SINISTRO (THE LODGER: A STORY OF THE LONDON FOG, 1927), um simples balançar de lustre já é suficiente para criar tensão nas pessoas que desconfiam que o homem no quarto do andar acima, cujos passos fazem o chão tremer, seja "O Vingador", assassino de mulheres à solta que aterroriza Londres.

“Knife!”

Um homicídio a golpes de faca sem aparecer uma só gota de sangue na tela. Assim é a cena do assassinato em CHANTAGEM E CONFISSÃO (BLACKMAIL, 1929), onde a tentativa de estupro é mostrada pelos gritos da vítima e o movimento da cortina causado pela luta entre ela e seu algoz. Até que detrás da cortina surge o braço da mocinha, que alcança uma faca sobre um prato de queijo e comete homicídio em legítima defesa. As estocadas também são percebidas pelo balanço da cortina, até que este cessa, surgindo então dessa vez o braço do agressor, já morto.

Na manhã seguinte, à mesa do café da manhã, o pai de Alice, a moça atacada, pede que ela lhe corte um pedaço de pão. A última palavra dita pela vizinha,knife (faca), que acabara de comentar sobre o assassinato, ainda ecoa em sua cabeça ("knife", "knife", "knife"...). Alice então pega a faca para cortar o pão e, descontrolando-se, grita "knife", jogando-a para o alto.

Salvo pelo grito. Em O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (THE MAN WHO KNEW TOO MUCH, 1956), a cantora Jo Conway, interpretada por Grace Kelly, usa sua voz para salvar uma vida. Ela está no teatro Royal Albert Hall e sabe que uma autoridade será assassinada durante o concerto daquela noite. Tensa, ela acompanha os movimentos do matador e de seu alvo, cada um em seu camarote, enquanto o concerto segue lindamente no palco. Quando Jo percebe que o tiro será dado, solta um grito, fazendo o atirador errar o alvo.

E o público torceu por Grace Kelly quando Lisa, sua personagem em JANELA INDISCRETA (REAR WINDOW, 1954) entra no apartamento do vizinho que ela e seu namorado suspeitam que tenha matado a esposa. Jeff (James Stewart) acompanha angustiado de seu apartamento em frente a hora em que o suspeito volta à sua casa e acaba por surpreender sua namorada.

Tim-tim!

Garrafas de champanhe criam momentos de tensão em INTERLÚDIO (NOTORIOUS, 1946), quando a mulher que se casa com um nazista para desmascará-lo vai se encontrar com seu amante espião na adega da mansão do casal durante uma festa. Ingrid Bergman, a falsa esposa, acha que o nazista com quem se casou esconde algo naquele lugar. Consegue furtar a chave, e marca de se encontrar no local com o espião americano que a envolveu nesta trama e tornou-se seu amante, Cary Grant. Antes de ir ao seu encontro, certifica-se de que há garrafas de bebida suficientes sendo servidas na festa, e que ninguém irá até a adega buscar mais. Os espectadores acompanham então a quantidade de garrafas que diminui cada vez mais. Serão eles pegos?

Anteriormente, para se apoderar da chave, Alicia Huberman (a personagem de Ingrid), já havia quase sido pega. Retirou do molho de chaves de seu marido aquela que lhe interessava, enquanto este estava no banho. Ele deixa o banheiro logo em seguida, enquanto ela ainda tem a chave em uma das mãos. O nazista espionado vem então ao seu encontro, pegando-lhe as mãos. Sem saber de nada, abre uma das mãos de sua esposa, para lhe dar um beijo. Vazia. Por sorte ela guardara a chave na outra mão, e para que ele não resolva abri-la também, lhe dá um abraço e joga a bendita no chão, para que ele não a veja.

Como não poderia deixar de ser, são muitos os exemplos de momentos privilegiados na filmografia de um mestre do cinema: crianças correndo desesperadas da escola, atacadas por um bando de pássaros enfurecidos; uma luta em um carrossel desgovernado; um copo de leite, possivelmente envenenado, iluminado por uma lâmpada em seu interior, destacando-se na escuridão.

Na ocasião do falecimento de Hitchcock, Jean-Luc Godard declarou: "Ao ver um filme de Hitchcock, percebe-se logo que é dele: porque, assim como um grande pintor, ele cria um quadro cuja imagem, seja qual for, se torna inesquecível”.



* Trabalho de minha autoria produzido em tempos acadêmicos




Peter Griffin, da série Uma família da pesada (Family guy), 
vive seu dia de INTRIGA INTERNACIONAL



O INQUILINO SINISTRO (THE LODGER: A STORY OF THE LONDON FOG, 1927) 
Direção: Alfred Hitchcock 
Com: Ivor Novello, Marie Ault etc.


CHANTAGEM E CONFISSÃO (BLACKMAIL, 1929) 
Direção: Alfred Hitchcock 
Com: Anny Ondra, John Longden etc.


INTERLÚDIO (NOTORIOUS, 1946) 
Direção: Alfred Hitchcock 
Com: Ingrid Bergman, Cary Grant, Claude Rains etc.


JANELA INDISCRETA (REAR WINDOW, 1954) 
Direção: Alfred Hitchcock 
Com: James Stewart, Grace Kelly, Thelma Ritter etc.


O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (THE MAN WHO KNEW TOO MUCH, 1956) 
Direção: Alfred Hitchcock 
Com: James Stewart, Doris Day etc.


INTRIGA INTERNACIONAL (NORTH BY NORTHWEST, 1959) 
Direção: Alfred Hitchcock 
Com: Cary Grant, Eva Marie Saint, Martin Landau etc.

Foto:

PSICOSE (PSYCHO, 1960)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Anthony Perkins, Vera Miles, Janet Leigh etc.