PARTE 6: AO MESTRE COM CARINHO
Mestre: 1. Homem que ensina; professor; 2. Aquele que é perito ou versado numa ciência ou arte; 3. Homem superior e de muito saber; 4. Aquele que se avantaja em alguma coisa; 5. Grande, extraordinário; 6. Que é o mais importante, que serve de base ou de guia; básico, fundamental.
No dicionário Aurélio existem 23 definições para a palavra "mestre". Estas são as que se aplicam à definição do mestre do suspense.
Dublê de Hitchcock
O diretor Brian De Palma, fã confesso de Hitchcock, nunca escondeu sua posição de pupilo na arte de fazer medo. Influenciado pelo mestre, mas com estilo próprio, explicita em seus filmes o que Hitchcock continha nos seus: a violência. VESTIDA PARA MATAR (DRESSED TO KILL, 1980) mostra em abundância o que foi usado com parcimônia em PSICOSE (PSYCHO, 1960): sangue - Hitchcock chegou a dizer que optou por filmar PSICOSE em preto e branco para que não fosse dado destaque à cor vermelha do sangue.
Assim, na cena do chuveiro, toda a atenção se concentra exclusivamente na violência da mulher sendo esfaqueada. Já em VESTIDA PARA MATAR, a violência também está lá, apenas sendo transferida de um chuveiro para um elevador, com a diferença de que o vermelho sanguíneo se espalha por todo o ambiente. A motivação que move os assassinos dos dois filmes também é a mesma. Em ambos, um homem vestido de mulher mata violentamente o objeto de seu desejo, que deve ser reprimido para que sua dupla identidade não seja ameaçada. Em 1984, De Palma dirigiu DUBLÊ DE CORPO (BODY DOUBLE, 1984), filme que tem no voyeurismo sua trama central. Só que, ao contrário de JANELA INDISCRETA (REAR WINDOW, 1954), o crime, brutal, é testemunhado pelo vizinho.
Já Truffaut, embora fã confesso de Hitchcock, dedicou ao mestre A NOIVA ESTAVA DE PRETO (LA MARIÉE ÉTAIT EM NOIR, 1968), com Jeanne Moreau. Seu conterrâneo, contemporâneo e colega da Nouvelle Vague Claude Chabrol escreveu e dirigiu antológicos filmes de suspense com doses de erotismo, como AS CORÇAS (LES BICHES, 1968), MULHERES DIABÓLICAS (LA CÉRÉMONIE, 1995) e CIÚME – O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO (L’ENFER, 1994).
A obra de Hitchcock também gera paródias. Algumas delas, a despeito do tom de comédia, são incontestáveis homenagens, como é o caso de JOGUE A MAMÃE DO TREM (THROW MOMMA FROM THE TRAIN, 1987), dirigido e estrelado por Danny DeVito.
O diretor faz o papel do fracassado Owen, que vive infernizado por sua mãe (Anne Ramsey), uma megera que o trata como serviçal, enfermeiro e saco de pancadas. Aluno (medíocre) de um curso para escritores, onde está aprendendo a escrever histórias de mistério, recebe de seu professor (Billy Cristal) o conselho de assistir a filmes de Hitchcock, para buscar inspiração. Péssima ideia.
O baixinho, que há muito vinha sonhando em dar um fim à sua mãe, vai assistir PACTO SINISTRO (STRANGERS ON A TRAIN, 1951), o filme da “troca de assassinatos” e, descobrindo o ódio que seu professor tem da ex-mulher, lhe faz a proposta que lhe parece óbvia: ele acaba com ela, em troca de ter sua mãe varrida da face da Terra. Tal e qual o Bruno (Robert Walker), do filme de Hitchcock, Owen executa sua parte (ou pelo menos acredita nisso) e procura o professor, exigindo que este cumpra com sua parte. A partir daí, se desenrola uma série de situações cômicas, resultando em uma divertida homenagem ao mestre do suspense.
Voltando ao velho continente, o espanhol Álex de la Iglesia dirigiu A COMUNIDADE (LA COMUNIDAD, 2000), estrelado pela atriz almodovariana Carmen Maura, filme que, ao contrário de JOGUE A MAMÃE DO TREM, não se baseia em nenhuma película específica de Hitchcock, mas faz diversas referências à sua obra, a começar pela abertura do filme, que possui elementos de UM CORPO QUE CAI (VERTIGO, 1958) e LADRÃO DE CASACA (TO CATCH A THIEF, 1955). O vizinho que tem o hábito de espionar a vida alheia e é reprimido por sua mãe, que o condena por usar roupas do vilão Darth Vader, da série GUERRA NAS ESTRELAS (STAR WARS, 1977 – 2005) - “Você parece um travesti!” - está lá. Assim como o clímax no terraço do prédio, remetendo ao hábito de Hitchcock de explorar o medo de altura de seus espectadores, como fez em UM CORPO QUE CAI, cujo personagem principal sofre de acrofobia, CHANTAGEM E CONFISSÃO (BLACKMAIL, 1929), que mostra uma cena de perseguição na cúpula do Museu Britânico, SABOTAGEM / O MARIDO ERA O CULPADO (SABOTAGE, 1936), em que mocinho e bandido lutam em plena Estátua da Liberdade, e INTRIGA INTERNACIONAL (NORTH BY NORTHWEST, 1959), onde o embate final acontece no Monte Rushmore. Adepto do humor negro, Álex de la Iglesia ainda flertaria com Hitch em CRIME FERPEITO (CRIMEN FERPECTO, 2004).
A lista de “herdeiros” da filmografia de Hitchcock cresce ao longo dos anos: PSICOSE rendeu três continuações, todas estreladas pelo Norman Bates original, Anthony Perkins: PSICOSE 2 (PSYCHO 2, 1983); PSICOSE 3 (PSYCHO 3, 1986), dirigido pelo próprio Perkins, e PSICOSE 4 – O INÍCIO (PSYCHO 4: THE BEGINNING, 1990). Em 1998, o filme de 1960 foi refilmado por Gus Van Sant, que se manteve fiel ao roteiro original, e estrelado por Vince Vaughn (Bates), Anne Heche (Marion Crane) e Julianne Moore (Lila Crane). No mesmo ano, o diretor Andrew Davis fez UM CRIME PERFEITO (A PERFECT MURDER, 1998), inspirado em DISQUE M PARA MATAR (DIAL M FOR MURDER, 1954), com Michael Douglas e Gwyneth Paltrow nos papéis principais. Até mesmo OS PÁSSAROS (THE BIRDS, 1963) ganhou filhote, o telefilme OS PÁSSAROS II (THE BIRDS II: LAND’S END, 1994), com a participação no elenco de Tippi Hedren, a protagonista do primeiro filme.
Sem entrar no mérito da qualidade dos filmes derivados da filmografia de Hitchcock, ou da intenção de seus realizadores, é inegável o legado deixado por um mestre em sua arte, que se foi deixando uma legião de seguidores. Truffaut acreditava que "a obra de Hitchcock fez muitos discípulos, o que é normal quando se trata de um mestre, mas como sempre só se imita o que é imitável: a escolha do material, eventualmente o tratamento dado a este material, mas não o espírito que o impregna”.
* Trabalho de minha autoria produzido em tempos acadêmicos
Do chuveiro para o elevador: VESTIDA PARA MATAR
CHANTAGEM E CONFISSÃO (BLACKMAIL, 1929)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Anny Ondra, John Longden etc.
SABOTAGEM / O MARIDO ERA O CULPADO (SABOTAGE, 1936)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Oskar Homolka, Sylvia Sidney etc.
PACTO SINISTRO (STRANGERS ON A TRAIN, 1951)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Farley Granger, Robert Walker etc.
DISQUE M PARA MATAR (DIAL M FOR MURDER, 1954)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings etc.
JANELA INDISCRETA (REAR WINDOW, 1954)
Direção:
Alfred Hitchcock
Com: James
Stewart, Grace Kelly, Thelma Ritter etc.
LADRÃO DE CASACA (TO CATCH A THIEF, 1955)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Cary Grant, Grace Kelly etc.
UM CORPO QUE CAI (VERTIGO, 1958)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: James Stewart, Kim Novak etc.
INTRIGA INTERNACIONAL (NORTH BY NORTHWEST, 1959)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Cary Grant, Eva Marie Saint, Martin Landau etc.
PSICOSE (PSYCHO, 1960)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Anthony Perkins, Vera Miles, Janet Leigh etc.
OS PÁSSAROS (THE BIRDS, 1963)
Direção: Alfred Hitchcock
Com: Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy etc.
A NOIVA ESTAVA DE PRETO (LA MARIÉE ÉTAIT EM NOIR, 1968)
Direção: François Truffaut
Com: Jeanne Moreau, Michel Bouquet etc.
AS CORÇAS (LES BICHES, 1968)
Direção: Claude Chabrol
Com: Jean-Louis Trintignant, Jacqueline Sassard etc.
VESTIDA PARA MATAR (DRESSED TO KILL, 1980)
Direção: Brian De Palma
Com: Angie Dickinson, Michael Caine, Nancy Allen etc.
PSICOSE 2 (PSYCHO 2, 1983)
Direção: Richard Franklin
Com: Anthony Perkins, Vera Miles, Meg Tilly etc.
DUBLÊ DE CORPO (BODY DOUBLE, 1984)
Direção: Brian De Palma
Com: Craig Wasson, Melanie Griffith etc.
PSICOSE 3 (PSYCHO 3, 1986)
Direção: Anthony Perkins
Com: Anthony Perkins, Diana Scarwid etc.
JOGUE A MAMÃE DO TREM (THROW MOMMA FROM THE TRAIN, 1987)
Direção: Danny DeVito
Com: Danny DeVito, Billy Cristal, Anne Ramsey etc.
PSICOSE 4 – O INÍCIO (PSYCHO 4: THE BEGINNING, 1990)
Direção: Mick Garris
Com: Anthony Perkins, Henry Thomas, Olivia Hussey, CCH Pounder etc.
CIÚME – O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO (L’ENFER, 1994)
Direção: Claude Chabrol
Com: Emmanuelle Béart, François Cluzet Jean-Pierre Cassel etc.
OS PÁSSAROS 2 (THE BIRDS 2: LAND’S END, 1994)
Direção: Rick Rosenthal
Com: Brad Johnson, Chelsea Field, Tippi Hedren etc.
MULHERES DIABÓLICAS (LA CÉRÉMONIE, 1995)
Direção: Claude Chabrol
Com: Isabelle Huppert, Sandrine Bonnaire, Jean-Pierre Cassel, Jacqueline Bisset etc.
UM CRIME PERFEITO (A PERFECT MURDER, 1998)
Direção: Andrew Davis
Com: Michael Douglas, Gwyneth Paltrow Viggo Mortensen etc.
PSICOSE (PSYCHO, 1998)
Direção: Gus Van Sant
Com: Vince Vaughn, Anne Heche, Julianne Moore, Viggo Mortensen etc.
A COMUNIDADE (LA COMUNIDAD, 2000)
Direção: Álex de la Iglesia
Com: Carmen Maura, Eduardo Antuña etc.
CRIME FERPEITO (CRIMEN FERPECTO, 2004)
Direção: Álex de la Iglesia
Com: Guillermo Toledo, Mónica Cervera etc.
GUERRA NAS ESTRELAS (STAR WARS, 1977 – 2005)
Direção: George Lucas
Com: (1977 – 1983) Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Cushing, Alec Guiness etc.
(1999 – 2005) Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman, Christopher Lee, Samuel L. Jackson etc.